sábado, 13 de junho de 2009

PORTO ALEGRE É DEMAIS!


Quem mora em Porto Alegre, lá pelo mês de Maio começa a ver a paisagem mudar. O frio, o vento gelado que balança as árvores, o solzinho que deixa o dia bonito, mas não menos frio. A nostalgia domina os recantos da cidade. As roupas, a disposição, a fisionomia das pessoas, tudo muda. Os programas são diferentes. Os passeios pela beira do rio, pra sentir o vento gelar a face. Os parques, com sol e frio e chimarrão. Os encontros com os amigos, a música ao longe, os vinhos tomados à noite, os cinemas, as leituras, a movimentação das pessoas pelo frio da cidade. Enfim, porque Porto Alegre só recupera sua identidade quando começa o Inverno. A identidade mais pura mais digna de beleza e sofisticação que uma capital brasileira pode esbanjar.


Porto Alegre é isso, é calor no Verão, frio no começo do Outono no Inverno e depois vem as folhas caindo avisando que ai vem a Primavera.

Como diz a canção de Isabella Fogaça '' Porto Alegre é que tem um jeito legal '' . Legal porque nada como se reunir no Parque Marinha pra ver aquele pôr-do-sol maravilhoso que apenas o Guaíba pode oferecer em um final de tarde rodeado e amigos tomando aquele chimarrão.


No Inverno, a neblina que cobre a cidade e deixa com o ar de aconchego, acender a lareira, tomar um bom vinho, fazer um fondue é tudo o que mais se aglomera e almeja nessa estação que realça que Porto Alegre tem uma identidade realmente abrangente a Suiça. Com prédios históricos e cheios de lembranças que por certo eu ainda não havia nascido, mais sei de todas as histórias e tradições e culturas que resplandecem a minha cidade. As tardes tomando chimarrão, jogando truco. Vendo simplesmente aquele movimento sútil das noites de Abril, o olhar derrepente das pessoas nos bares a maneira de se portar. Tudo isso é algo muito original do gaúcho, apenas um gaudério de verdade sabe o quanto é prazeroso um churrasco no final e ao anoitecer de uma tarde.
E para finalizar o post, ai vai um poema sobre o Outono de Porto Alegre .
Quando vem chegando abril
Começo a me preparar
Corrida na beira do rio
Vendo o dia raiar

Acaba-se o calorão
e começa o friozinho
Correr no parcão
acompanhado do Moinho
O vento soprando
falta só um quilômetro
tá quase acabando
outra prova no Gasômetro

As folhas começam a cair
mas não tem problema
faço meu longo na Icaraí
pois sei que lá vale a pena
As poças do último temporal
ainda estão espalhadas pelo chão
descer a lomba da perimetral
ou fazer cross na Redenção?

Chega a Páscoa, é feriadão
Vamos todos para Gramado
e no domingo simbora pro longão!
Ah, como é bom ficar endorfinado...

E os bichos começam a se preparar
afinal o inverno já vem chegando
mas eu sem pestanejar vou continuar treinando...
'' Povo que não tem virtude, acaba por ser escravo '' . ( Parte do Hino do Rio Grande do Sul )

Um comentário:

jotapê disse...

Só prestei atenção na parte de tomar um bom vinho, oiq? *bêbado*

Post limds *---* Agora deu vontade de ir aí, clima europeu, Porto Alegre, pegael o/

Blog tá ótimo Guilherme, legal vc ter voltado a postar :D

Abraço ^^